Powered By Blogger

CINEMA, MÚSICA, PINTURA

Este Blog é produzido e dirigido por:



Denison Souza, arte-educador, escritor free lancer;

meu trabalho já foi publicado no Jornal do Recôncavo e Correio da Bahia

domingo, 10 de dezembro de 2017

Alfred Schnittke, o mestre da reciclagem na música por Denison Souza - 2017



A música de Schnittke, no inicio, ainda nos anos 50 e parte dos 60, mostra uma certa influência da linguagem de Shostakovich, mas depois de visitar o compositor Luigi Nono na Russia, ele adotou a técnica serial, como na obra Music for Piano and Chamber Orchestra, de 1964.

O legado real da música de Schnittke é a sua exploração multidimensional do que poderia ser a verdade musical do século XX, desde o poliestilismo caótico até a mais pura espiritualidade, criando uma reciclagem musical original! 
 
Homem que criou óperas e balés incríveis:
 
Operas
·         Life with an Idiot, opera in 2 acts, (1992)
·         Historia von D. Johann Fausten, opera in 3 acts and an epilogue (1991–1994)
·         Gesualdo, opera in 7 tableaux, a prologue and an epilogue (1993)
Balés
·         Labyrinths, ballet in five episodes (1971)
·         Der Gelbe Klang (The Yellow Sound), ballet suite. (1973)
·         Sketches, ballet in one act. (1985)
·         Peer Gynt, ballet in three acts (1988)

Criou obras de câmara fora de série, como o excelente Serenade for violin, clarinet, double-bass, piano and percussion (1968)


Fazia perguntas do tipo: O que constitui a verdade musical? Existe realmente uma coisa como a autenticidade musical no sentido de dar voz a uma sinceridade absoluta de expressão emocional ou expressiva? Ou a música é uma combinação de convenção estilística e fórmula estrutural que significa que os compositores escondem sua verdadeira identidade?
 
A enorme produção do compositor russo Alfred Schnittke levanta esses tipos de perguntas - e algumas ainda mais profundas sobre o significado musical e a significação histórica. Criou tanto quanto Beethoven e a sua música tem a mesma qualidade. 
Pegue esta obra monstruosa, por exemplo, a sua Primeira Sinfonia, do qual inventou uma estética musical na qual a mistura de ingredientes é apenas o começo do que ele transporta para a sua estrutura "sinfônica". Na superfície, você está ouvindo uma sinfonia de quatro movimentos em grande escala que dura mais de 75 minutos, como Mahler, e que deve ser o herdeiro de uma tradição sinfônica cujo antecessor imediato, na música russa, é Shostakovich. É também uma peça que deve sinalizar o início do estilo do compositor maduro, escrito quando Schnittke estava com 30 anos. Mas o que você realmente ouve é uma acumulação de citações musicais e um estranho teatro sinfônico de uma hora e quinze minutos. Há referências - mais com toques satíricos - à melodias e peças inteiras de Tchaikovsky, de Strauss e de Chopin; há até uma improvisação de jazz completa no meio do segundo movimento, um conjunto para violino e piano; e tudo isso é enquadrado por uma versão apocalíptica da Sinfonia Farewell, de Haydn . Mas isso é mais que uma brincadeira de música histórica. Se tivesse durado apenas 10 minutos ou mais, você poderia ouvir a mistura de Schnittke de toda a música ocidental como uma mordaça sinfônica sofisticada, uma paródia do fim dos tempos. Mas o tamanho da sinfonia de Schnittke exige que você leve isso a sério. E, assim como ele não se limita a nenhum gênero, estilo ou período para os seus indignantes obstáculos sinfônicos, você tem uma série de opções sobre como você encara essa obra prima gigantesca. Quando surge essa linguagem poliestilística, ele abandona o serialismo restrito aprendido com Luigi Nono e parte para uma identidade pessoal. São os anos 70.
 
Há muito para explorar, e muito está disponível em mídias e internet, mas para dar-lhe um senso da ampla criação de Schnittke, ouça seu piano quinteto; onde a primeira sinfonia é um cataclísmico colóquio, o quinteto soa como uma única expressão de lamento e perda. 
Também vale checar sua obra mais famosa: o concerto Grosso no. 1, que retorna para o hiperreal mundo da primeira Sinfonia, porém, mas sintetizado e com poliestilismo mais radical. No concerto Grosso, Schnittke busca a junção entre a música séria e a música de entretenimento. 
 
Alfred Schnittke nasceu russo e morreu alemão, em 1998, nunca tentou esconder sua conexão com a tradição. Para ele, isso significava uma mudança de direção para a música multidimensional. Ele decidiu romper com a concepção ascética e o marcado purismo da escrita serial para abrir caminho para a música universal, para essa mistura variada de estilos e gêneros que determina as impressões acústicas de nossa vida diária. Este ecletismo estilístico significa para Schnittke uma exploração consciente das características específicas de cada estilo que dá origem a um novo espaço musical e faz criar uma forma dinâmica reciclada. 
 
Para desenvolver uma grande forma clássica não confessada na sua primeira composição pluriestilística chamada de uma quasi Sonata, de 1968, Schnittke trata parte da sonata como por decomposição.
Na verdade, o grande compositor, influenciado pelo que via acontecer com igrejas européias que, eram reconstruídas sem destruir as partes antigas e terminavam por dar frutos a igrejas antigas e novas ao mesmo tempo, tentava fazer o mesmo na música, resgatando formas e estilos antigos, reciclando as formas e criando algo novo!
Este princípio de reutilizar restos de algo que em seu dia formou um todo unitário e que, mesmo nesse estado fragmentado, ainda é um símbolo da realidade, que existia no passado, aplicado ao campo da música, onde encontramos elementos tradicionais, tais como os escombros, dada a presença constante de hábitos passados ​​em todas as formas de representação pública, significa uma reviravolta de 180 graus em relação à concepção do material artístico. O material musical, portanto, não consiste mais nas matérias-primas: o som, a sonoridade e a instrumentação de cores, de um tipo de combinações, mas agora também usa fórmulas pré-configuradas e que refletem a elaboração subjetiva do compositor, outro estilo, outro tempo para começar a partir desses elementos básicos, isto é, pequenas unidades complexas pré-existentes. Estes pequenos extratos de uma matéria já composta antes onde eles ainda podem identificar as características típicas de seu tempo adquirida neste esquema criativo nos faz pensar no agir contemporâneo da Reciclagem! No trabalho de Schnittke, essas citações ou modelos estilísticos também têm outro rosto: sua atividade como compositor de cinema e teatro - algo bastante freqüente nos socialistas por razões econômicas e pelas possibilidades oferecidas - originou uma estranha vida dupla, de modo que tentar negar esse aspecto, por outro lado, teria restringido ou evitado as oportunidades para obter algum benefício disso. Por exemplo, a Serenata para violão, clarineta...piano e percussão (1968), em três movimentos, em grande parte é um quebra-cabeça feito de pedaços de peças antigas para cinema e teatro e o Segundo movimento utiliza livremente uma série dodecafonica. 
 
Alfred Schnittke é o homem dos fragmentos, número de peças de outras obras que aparecem em cada peça. As referências às obras de mestres do passado são muitas: das lembranças da música de Vivaldi e Corelli no Concerto grosso l (para 2 violinos preparados e cordas: 1976-1977), a um eco bruckneriano da missa latina na sua segunda sinfonia St. Florian (1979-1980), em amostras de materiais obtidos de antigas músicas da igreja russa - no segundo quarteto de cordas (1980) ou uma série de citações em que ressoam Orlando di Lasso, Beethoven e Shostakovitch - no terceiro quarteto de cordas (1983) e uma melodia obsessiva de tango na sofisticada cantata sobre o mito de Faust eid nüchtern und wachet (1983), jogos cáusticos com nomes das notas e das pessoas - quarto concerto para violino (1985). Todo esse fundo de ironia, despreocupado, faz contraste com a tremenda seriedade e a melancolia profunda com que Schnittke ressalta a solidão no Quinteto para piano (l972-1976), iniciado como conseqüência da morte de seu mãe ou no Requiem, obra prima maior.
 
Nos anos 80 e 90 desenvolve um estilo mais sério e solene.
Seu concerto para coro misto, composto em meados da década de 1980, manifesta uma profunda declaração espiritual, uma peça que confirma Schnittke como um compositor dos mais importantes da música religiosa do final do século 20. Você pode ver o mesmo espírito devoto animar a quarta Sinfonia, especialmente o seu final, uma configuração da Ave Maria que Schnittke pretendia expressar, unindo idéias musicais judaica, ortodoxa, Católica e Luterana. 
 
Em seus últimos anos, Schnittke compôs algumas de suas mais austeras obras, que parece, na superfície, uma radical simplificação dos seus meios e métodos: ouvir, por exemplo, o último movimento da oitava Sinfonia, ou qualquer movimento da nona, escrita com sua mão esquerda é dilacerador.
 
O ecleticismo de Schnittke  não se interpretou mal como um mero jogo burlesco ou como um ato de falso compromisso. É uma linguagem que, com pleno conhecimento da causa, busca comunicação com as forças que limitam o espaço para se desenvolver livremente.

Mas, à medida que sua saúde se deteriorava, o compositor foi abandonando a extroversão do seu poliestilismo adotando um estilo mais introspectivo e sombrio.

Principais obras de Alfred Schnittke – 
a épica sinfonia n 1, a sinfonia 2 e 4, sinfonia 8, quartetos para cordas  2 e 3, Serenata para violin, clarinet, double-bass, piano and percussion, viola concerto, cello concertos 1 e 2 (obra com finale gigantesco, obra prima absoluta), sonata violino n. 2 (quasi una sonata), cello sonata n. 2, réquiem, ballet Peer Gynt, os Concertos Grossos n. 1 e 2, sonata violin solo (Á Paganini), concerto triplice, concerto para oboe, harp e strings, concerto piano a quatro mãos e orquestra de câmara, piano quinteto e concerto para coro misto (concerto choir).  
 
 
 
 

Livre de vírus. www.avast.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário